Arnold Classic South America. O maior evento multiesportivo do mundo.
Arnold Classic South America
#ACSA
Pro Show

A competição do Pro Show é dividida em duas partes. A primeira, chamada de prejudging com início a partir das 19h, avalia os atletas pela forma física, com pontuação que representa 70% da avaliação total. Em seguida, na final, a partir das 20h, os atletas apresentam suas rotinas individualmente, proporcionando um espetáculo para os aficionados pelo esporte.


Bodybuilding Pro

As regras básicas do Fisiculturismo

Ao se apresentar, o fisiculturista e observado e julgado pelos seguintes critérios , volume, definição , proporção; simetria , tom de pele e apresentação geral .(e a coreografia)

·         Volume muscular: O atleta deve apresentar volume muscular;(ou seja o desenvolvimento do músculo e ou grupamento muscular)

·         Definição: Ter baixa  quantidade de gordura entre a pele e os músculos, para facilitar a visualização dos contornos musculares;(ou seja os músculos devem estar separados visivelmente um dos outros)

·         Proporção corporal: O corpo todo deve apresentar físico harmônico ou seja um desenvolvimento muscular equilibrado, quem contar com a maior somatória desses três critérios será o vencedor, ou no caso de empate utiliza-se o quarto critério;( não é assim o atleta é julgado como um todo ou seja sua nota não é dada por partes mas as partes precisam estar em alto nível)

(Proporção muscular é o mesmo desenvolvimento em todos os músculos julgados ou seja em cada pose os músculos devem ter o mesmo tamanho e estar em harmonia)


(Simetria é mesma medida, dividi-se o corpo em parte direita e esquerda e as duas devem ter a mesma medida estrutural, divide-se o carpo em duas partes a partir da cintura, superior e inferior e as duas devem ter a mesma medida. O Bodybuilder deve ter um corpo em X)

·         Harmonia(o melhor X): Harmonia corporal, o conjunto das formas do atleta. O melhor “shape” cintura fina, tórax grande, ombros largos e coxas grandes, têm mais chances.



FIGURE PRO

 Ao contrário da Fitness, aqui não é necessário apresentar nenhuma rotina coreográfica , não existe a necessidade de possuir grande volume de massa muscular, porém, é importante apresentar boa simetria e definição.

As atletas são chamadas para apresentação individual, trajadas de biquíni estilizado e salto alto. No segundo round as atletas são chamadas para o confronto e realizam o quarto de volta; nesta  categoria são avaliadas a aparência atlética geral do físico, considerando uma aparência simétrica, tônus muscular e shape com uma pequena quantidade de gordura corporal, como também, a beleza facial e cabelo e estilo individual de apresentação, incluindo autoconfiança, equilíbrio e graça.

Na segunda entrada elas se apresentam em grupos vestindo salto alto e bikini e executam quarto de voltas. São avaliadas  definição, simetria,feminilidade e aparência atlética. No conjunto das entradas elas são julgadas quanto a apresentação, graça, confiança e desenvoltura.

(Nesta categoria as atletas devem apresentar um corpo em Y de frente e de costas.)


FITNESS PRO

É a  categoria de competição feminina que requer uma rotina de coreográfica . A maioria, se não todas, as competidoras possuem experiência em algum outro esporte no passado. A apresentação no palco inclui performances de dança, ginástica acrobática ou outras atividades físicas que demonstram como o seu físico reflete no dia-a-dia.

Movimentos típicos para deixar os juízes extasiados são abertura frontal e lateral completa de pernas (espacate) e chutes e saltos . A pontuação é garantida não apenas pela demonstração de flexibilidade,(força) e fitness mas também são levadas em consideração a música, o ritmo e a apresentação.

A avaliação também deve levar em consideração a rigidez e o tom

da pele. O tom da pele deve ser suave e de aparência saudável, incluindo a 

apresentação inteira do atleta, a partir do momento em que ela entra no palco até o momento em que ela sai do palco. Em todos os tempos o concorrente deve ser visto com ênfase em uma "aparência saudável, físico atlético em harmonia apresentados no conjunto ".

(nesta categoria as atletas também fazem o quarto de voltas e devem apresentar um físico em Y.)

As competições sancionadas pela IFBB são o Fitness Olympia e o Fitness International.


Para mais informações: http://www.arnoldclassicpro.com.br


 

     

De 20 a 22 Abril de 2018
Transamerica Expo Center
São Paulo / SP / Brasil